Por que toda empresa deve ter um plano de metas?
10 de maio de 2023

Alinhar as expectativas com sua equipe para manter a rota do crescimento.

Existem ótimos motivos para se comunicar com os visitantes do seu site. Você pode divulgar promoções e produtos novos ou atualizá-los com dicas e informações.

Abrir uma empresa demanda um forte senso de organização e entendimento de onde se deseja chegar, um plano de metas funciona como uma bússola para se manter no caminho mais assertivo. Alguns empresários cometem o erro de acreditar que o planejamento somente é relevante nos momentos de crise, porém, ele é essencial também na boa fase para evitar atropelos.


Plano de metas: Qual a sua importância para as empresas?

Definir quais são as metas que o seu negócio irá tentar alcançar nos meses e até anos seguintes contribui para não se perder. Uma vez inserido no mercado é possível que o empreendedor sinta que está sendo levado para o lado oposto do que planejou para sua companhia. Quando se tem um planejamento dividido em etapas do que deve ser feito para alcançar o resultado final é mais fácil se manter buscando pelo cumprimento das suas expectativas.


Sendo assim o plano de metas funciona como um tipo de lembrete do que a sua organização pretende e como fará para alcançar. Ressalto a importância de que as metas do planejamento sejam reais, isto é, possíveis de alcançar. Tão essencial quanto ter um plano de metas é definir metas que sejam possíveis de realizar. Os colaboradores precisam ter certeza de que conseguirão cumprir o que se espera deles, caso contrário poderá nascer um sentimento de frustração.



Como elaborar o plano de metas


Tendo compreendido que o plano de metas tem um papel vital para o bom andamento da sua companhia chega o momento de elaborar o planejamento que funcionará como norte para seus colaboradores. A seguir listei 5 dicas de como planejar com mais assertividade o planejamento.



1 – O momento certo para elaborar o plano de metas


Além de saber como definir metas que sejam possíveis de cumprir é importante entender qual o momento mais assertivo para elaborar o planejamento. Uma dica é projetar o planejamento do ano seguinte no início do segundo semestre do ano vigente. Então quando chega o mês de julho ou agosto já é bom começar a pensar em quais serão as conquistas desejadas para a sua companhia no próximo exercício. O plano de metas deve ser esboçado, revisado e aprovado ainda no ano anterior àquele para o qual será válido.



2 – Estude a situação atual


Para ter uma compreensão de quais são os objetivos possíveis de alcançar no exercício seguinte é crucial analisar o cenário atual. Sendo assim verifique se houve aumento ou queda de vendas, quais foram as medidas que se mostraram mais efetivas e quais são as expectativas de crescimento para o ano seguinte de acordo com as condições financeiras da organização.



3 – Defina metas possíveis


Mais uma vez lembro que é muito importante definir metas que sejam possíveis de alcançar. Não adianta ter expectativas que na prática não funcionam porque não se tem os recursos ou condições necessárias. Estabeleça os objetivos da companhia e de que forma serão alcançados.


Cada meta deverá ser devidamente planejada em etapas, ou seja, uma sequência de passos que levará ao êxito. Esmiuçar as metas é interessante para que todos os envolvidos compreendam o processo, nem sempre o que está claro para o gestor é tão claro para os colaboradores.



4 – Gere engajamento dos colaboradores


Por falar nos colaboradores é necessário atentar para o envolvimento deles com os objetivos que estão sendo buscados. A definição antecipada de metas permite que a sua equipe já saiba em janeiro com que objetivo irá trabalhar o ano todo. Uma boa estratégia é divulgar o objetivo final com os detalhes das etapas que levarão até a sua conquista, o que precisará ser feito nos meses anteriores.


E claro que o engajamento será ainda mais profundo se houver a possibilidade de uma recompensa, então considere criar um programa de benefícios para os que mais contribuírem para alcançar a meta previamente planejada. Reconhecimento do esforço da sua equipe é o que ajudará a tornar o seu plano de metas mais bem executado.



5 – Acompanhamento


O gestor deve realizar também um trabalho de acompanhamento da execução do plano de metas. Contudo, compreenda que não se trata de fiscalizar os seus colaboradores e sim de se certificar de que eles estão conseguindo entender e colocar em prática o que foi pensado.


Os colaboradores precisam estar motivados e sentir que terão apoio caso estejam com dificuldade para entender o que está sendo solicitado. Esse acompanhamento, inclusive, funciona como uma forma de identificar o que não está funcionando tão bem permitindo que seja alterado no decorrer do curso desse ano ou para os anos seguintes.


O plano de metas é necessário para auxiliar a realização de um trabalho coerente com as necessidades da empresa e com o potencial dos seus colaboradores. Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais.


Fonte: Marcus Marques

Por Conta Plena 10 de maio de 2023
A ferramenta conhecida como fluxo de caixa descontado (FCD) é uma das mais interessantes para realizar uma análise de valor de mercado de empresas. Num cenário em que fusões e vendas corporativas podem representar uma solução para alguns problemas vale a pena saber como descobrir o valor real do seu empreendimento, aquele que deverá ser apresentado para os potenciais compradores ou investidores. O que é fluxo de caixa descontado? Embora a ferramenta chamada de fluxo de caixa descontado possa ser usada para realizar o cálculo de projetos ou ativos específicos vou dar enfoque no seu uso para a análise de valor de uma corporação. Trata-se de um mecanismo que utiliza uma taxa de desconto no fluxo de caixa do presente para determinar o fluxo de caixa do futuro da sua companhia. A composição dessa taxa é feita pelos custos do capital e os riscos que o empreendimento possui nesse momento. Trata-se de uma ferramenta utilizada por uma grande variedade de consultorias, investidores entre outros potenciais interessados em mensurar o valor de uma companhia. Normalmente seu uso é feito quando a organização está em fase de captação de recursos externos, em processo de fusão ou então a disposição para venda. Para que serve o fluxo de caixa descontado na prática? Independente de o proprietário da companhia estar considerando vender seu negócio é essencial que conheça o valor do que possui. Mas, além disso, essa ferramenta contribui para determinar qual é o potencial de investimento que seu empreendimento possui e dessa forma se sabe quanto de capital ele pode captar. Conheça as principais características do fluxo de caixa descontado A base para aplicação dessa metodologia é observar quatro elementos-chave de gestão de finanças. A seguir vou explicar com maiores detalhes quais são as principais características dessa ferramenta de estabelecimento de valor de empresas. 1 – Análise de estimativa do fluxo de caixa Para poder chegar a uma determinação de valor usando o fluxo de caixa descontado é necessário ter uma ideia do montante de caixa que é recebido e que é gasto pela companhia durante um período de tempo em particular. 2 – Definição da taxa de desconto Para saber qual a taxa de desconto a ser aplicada a dica é realizar um custo médio ponderado entre os riscos de investimento e o capital. 3 – Cálculo do valor residual Entende-se por valor residual o valor estimado para um ativo no final de sua vida útil, isto é, o período em que pode ser usado pela companhia. 4 – Determinação do valor da companhia O valor determinado pela ferramenta de fluxo de caixa descontado corresponde a uma projeção que observa o que poderá ser produzido no futuro levando em consideração os descontos do tempo e também de riscos que poderão se concretizar ao longo da jornada. Em resumo o resultado mostrará o potencial do que sua companhia pode gerar subtraindo o tempo e os riscos que estão associados com esse período. Quais são as vantagens e as desvantagens do fluxo de caixa descontado? Abaixo vou apresentar vantagens e desvantagens de utilizar essa ferramenta para determinar o valor da sua companhia. Vantagem 1 – Redução de riscos para investidores Do ponto de vista dos investidores essa é uma ferramenta bastante interessante, pois permite fazer uma análise que reduz o investimento a um Valor Presente Líquido (VPL) determinando se o investimento que se pretende fazer será positivo trazendo bons resultados ou negativo proporcionando alguns prejuízos em potencial. Para os empresários pode funcionar como um recurso para saber como fazer um investimento mais assertivo dos seus recursos financeiros. Vantagem 2 – Ferramenta com base em projeções Para quem é dono de uma companhia pode ser um recurso válido na hora de determinar o valor da sua organização porque trabalha com projeções e não com a avaliação de histórico de resultados. Talvez o seu empreendimento não tenha uma linha do tempo tão relevante de resultados, mas possa se mostrar como um excelente investimento para o futuro. Desvantagem 1 – Possibilidade de furos Como tem como base de trabalho o estabelecimento em projeções pode acarretar em alguns furos como, por exemplo, realizar estimativas que não correspondem necessariamente à realidade do negócio. Com o VPL errado o resultado poderá ser desastroso em médio e longo prazo. Desvantagem 2 – Os erros são difíceis de observar Outra questão que é relevante de mencionar é a dificuldade para perceber e identificar quais são os erros das projeções, pois elas são exatamente isso. Esse pode ser um sério problema tanto para os investidores quanto para os gestores das organizações que precisam dar um jeito de atender as metas determinadas por um cálculo que pode não estar conectado com a realidade.  Fonte: Marcus Marques
Por Conta Plena 10 de maio de 2023
Potencialize sua produtividade na contratação de colaboradores.
Share by: